Como entender a tabela nutricional?

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Muita gente tem mania de olhar a rotulagem nutricional de TODOS os alimentos, é até interessante saber informações sobre aquilo que você irá consumir. Mas será que você olha as coisas além das calorias?

Modelo
Atente que as informações são baseadas em uma dieta de 2000kcal, sempre constando essa informação na parte de baixo da tabela.
Outra dica importante é observar sempre a porcentagem de Valor Diário, isso quer dizer que se o alimento tiver 80% de sódio, é bom maneirar nas outras refeições. Tenha a porcentagem como base.
Valor Energético: É a fonte de energia que adquirimos nos alimentos, está contida em todos os alimentos, em alguns em grande quantidade e em outros de forma que sejam metabolizados e absorvidos de forma mais fácil.
Carboidratos: São fontes de energias para vários dos nossos órgãos, devem ser consumidos principalmente pela manhã. Mais encontrados em arroz, massas, pães...
Proteínas: São muito importantes na construção dos músculos, órgãos, tecidos e células.
Gorduras Totais: As gorduras totais são a soma de todos os tipos de gordura que o determinado alimento apresenta.
Gorduras Saturadas: São mais encontradas em produtos de origem animal como carnes vermelhas, brancas, leites e derivados, etc... (Consumo em grande quantidade pode fazer muito mal como aumento do LDL, aumentando riscos cardíacos)
Gorduras Trans: Não deve ser ingerido praticamente nada que contenha gordura trans num dia, além de aumentar o colesterol ruim , reduz o bom. Encontradas em alimentos que ninguém gosta como sorvete, batata frita, biscoito, salgadinhos, etc...
Fibra Alimentar: Apesar de não fornecer nutrientes para o organismo, são essenciais por prevenir doenças, regularizam o funcionamento do intestino e até diminui a quantidade de calorias absorvidas pelos alimentos. São encontradas em alimentos integrais, frutas, nozes, etc...
Sódio: Quantidade de sal contida nos alimentos, pode aumentar a retenção de líquidos e a pressão sanguínea  Encontrados em alimentos como Macarrão instantâneo, Alimentos congelados...

Dependendo do alimento, pode vir constando mais informações na tabela como vitaminas ou minerais.
Cuidado com alimentos que parecem ser saudaveis mas na verdade são bombas ao nosso corpo, como alguns Wraps da Mc Donalds  de fast foods ou até saladas com molhos super calóricos.

Não se esqueçam de acompanhar as fotos dos treinos diários no instagram com a hashtag #ProjetoAtleta e #Egoistapelasaude, curtam também a página no Facebook clicando aqui.

#KeepRunning
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Voltar ao Topo