É fato, a pior parte do treino é o início, mas não o início do treino em si e sim aquele momento em que você sai da zona de conforto, calça o par de tênis e decide ir às ruas ou à esteira...
Outro fato que muitas pessoas talvez não saibam é que assim que você vence essa barreira e, de fato, sai pro treino, tudo melhora e nem parece que tinha algo te impedindo de sair.
Por causa disso, resolvi fazer uma listinha de 5 motivos que possam te impedir de sair pro treino e suas devidas soluções.
1° Timidez:
Não é incomum, algumas pessoas, geralmente as que estão acima do peso, tem certo receio para ir treinar por conta da aparência, ou do fato de não se sentir confortável num local movimentado... Para resolver esse problema, uma dica é correr na esteira, a conhecida "corrida indoor", encontrada em diversas academias ou tendo a possibilidade que você compre uma e corra em casa. Uma segunda solução seria superar essa timidez, muitas pessoas que praticam o exercício se preocupam mais com seu rendimento do que em reparar as outras pessoas correndo, sem contar que com o tempo sua aparência vai melhorar ainda mais.
2° Preguiça:
Principalmente para quem corre cedo (como eu), ter que levantar às 4:30 da manhã e sair pro treino não é muito agradável, mas as vezes esse é o único horário que temos disponibilidade, solução? Força de vontade! Não existe outra forma... coloque um despertador que te motive, ao acordar, levante imediatamente e lave o rosto (descansar os olhos um pouquinho só vai piorar a situação), se prepare para o treino e se a preguiça bater, repita mentalmente o titulo desse blog: "Não pense, apenas corra!"
3° Falta de companhia:
Muuuuita gente foi apresentada ao exercício por alguém e continua a prática desse exercício por conta da companhia, não vou negar, correr acompanhado é muito melhor do que correr sozinho. E o que acontece no dia que a companhia não puder treinar? Você vai deixar de treinar também? Não! Qual a solução: Não faça com que a companhia seja o principal motivo para você sair pra correr, goste de se exercitar, lembre-se que você faz isso pra ter um benefício futuro.
4° Dores:
Sentir dor não é normal, mas no começo talvez ela seja bastante incomoda pelo fato de você fazer algo que nunca fez antes, um esforço que não era parte de sua rotina. Solução: Apesar de alguns estudos indicarem que o alongamento não faz diferença nenhuma pro treino (link), eu costumo alongar a região que esteja um pouco dolorida, tomar algum relaxante muscular também é recomendado (com recomendação médica).
A dor também pode se originar com um calçado errado ou falta de técnica na corrida, procure uma loja especializada para comprar o tênis ideal e encontre um amigo que corre a algum tempo para te passar dicas.
5° Clima:
Um dos maiores fatores para a evasão das pistas, a chuva tem esse poder de afastar quase todos os corredores. Como faço pra não perder o dia de treno num dia chuvoso?
- Apele para a esteira: Em muito pouco se difere a corrida de rua para a corrida na esteira, sendo esta até mais recomendada pra quem está iniciando por apresentar menos impacto no corpo.
- Substitua por outro exercício aeróbico: Usei a esteira como primeiro exemplo por estar no mesmo estilo da corrida, mas existem outras formas de queimar as calorias como pular corda, dançar...
- Compre uma capa de chuva especifica para a corrida, te protegem de chuva e vento.
Gostou do post? Não esqueca de curtir a página do Projeto Atleta no facebook clicando aqui ou no botão curtir no menu lateral, acompanhe também as fotos no instagram pela hashtag #ProjetoAtleta e #Egoistapelasaude.
#KeepRunning
5 fatores que possam impedir a saída pro treino. (com soluções!)
Postado por
Augusto Farias
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger
4 comentários:
- Unknown disse...
-
haha adorei principamente a solução pro 2 kkkk (arrumar a roupa pro treino e já deixar do lado da cama é uma que sempre uso rsrs)
#kr!
;* - 11 de abril de 2013 às 09:09
- Augusto Farias disse...
-
o que não pode é ficar sem sair! :D
- 11 de abril de 2013 às 09:21
- Unknown disse...
-
Uauu muito bom! Realmente quando agente quer uma desculpa consegue.. chuva, colicas, falta de companhia, dor... ja que queremos.. apenas corra hihihi!
- 11 de abril de 2013 às 12:47
- Augusto Farias disse...
-
com certeza, desculpa nenhuma vai nos impedir!
- 12 de abril de 2013 às 09:26