Então posto aqui as dicas do "Projeto Atleta" para quem deseja sair do ócio e melhorar a qualidade de vida. E, quem sabe, ser um medalhista em competições?
1.Procure um especialista: Tanto na área médica quanto na área esportiva, estar bem acompanhado e ter certeza que o seu corpo irá aguentar a pressão do exercício vai te prevenir de futuras lesões. É melhor cuidar antes do que ter que ficar parado algumas semanas depois.
2.Esteja motivado: Coloquei esse item no começo porque conheço muitas pessoas que dizem que vão correr, na conversa demonstram muita vontade mas na prática não sai nada... Procure um fator de motivação pra você sair de casa, seja perder peso; vestir aquela calça que nunca entrou; ganhar uma competição; ficar com a saúde em dia... Nosso blog tem um post voltado apenas para a motivação, confira clicando AQUI.
3.Tenha um bom equipamento: Quando falo de "equipamento" na corrida imediatamente pensamos em tênis. Este é o item essencial para que o seu desempenho seja melhor, mas existem outros apetrechos que podem ser de grande serventia. Boas meias para causar menos transpirações nos pés, frequencímetro para você não passar dos limites nos treinos...
-Nossa parceira do Blog Eu-goísta fala um pouco mais sobre o frequencímetro no seu post sobre "Treinamento de Zonas", confira clicando AQUI.
-Temos um post com dicas para você escolher o tipo de tênis específico para sua pisada, confira clicando AQUI.
4.Coma antes de sair e hidrate-se: Praticar algum exercício sem comer nada antes não vai te ajudar a perder aquela gordurinha localizada, vai mesmo é favorecer a perda da massa muscular, então, tenha cuidado!
5.Prepare seu corpo e comece devagar: Não adianta no primeiro dia querer bater Usain Bolt, isso vale tanto pra quem começa quanto pra quem está voltando a treinar depois de um tempo parado, vá devagar, alongue-se, termine o trajeto caminhando se não aguentar. O mais importante é não ficar parado.
-Post com dicas de alongamento, clique AQUI.
6. Atentar à respiração e à postura: Muita gente reclama da tal "dor desviada", e ela aparece por conta de um esforço físico maior do que você suporta, ou por falta de controle na respiração, então pra começar mantenha sempre a boca entreaberta para que o corpo possa controlar a melhor maneira de inalar e exalar o ar.
7.Escute uma música: Muitos preferem ouvir o som da rua, das pessoas ao redor, mas ouvir uma música ajuda bastante a quem está começando e dinamiza um pouco mais o treino.
-Post mostrando que a música realmente influencia o seu exercício, confira clicando AQUI.
8.Supere-se: Tente fazer sempre mais do que você fez no ultimo treino, não desista!
Não posso me considerar um veterano na corrida, na verdade eu ainda estou me preparando para minha primeira prova, mas recebi alguns retornos sobre o blog, disseram que está ajudando bastante a melhorar a saúde das pessoas e esse é o verdadeiro motivo pra que eu continue.
Confiram também a página do Facebook clicando aqui.
E acompanhem a hashtag no instagram #ProjetoAtleta e #Egoistapelasaude